Semana da Engenharia Civil

Faltam

O que é a SECiv?

Conheça mais sobre a Semana da Engenharia Civil!

Nossa História

A Semana da Engenharia Civil – SECiv é um evento organizado anualmente por alunos de graduação do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o apoio do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar – DECiv. Surgiu no ano de 2007, a partir da necessidade de trazer à universidade atividades extracurriculares que permitam maior conhecimento a respeito das inúmeras áreas da Engenharia Civil. Atualmente, em sua décima primeira edição, o evento solidificou-se no cenário local, propiciando a capacitação dos estudantes e também o contato com experiências que transcendam o ambiente acadêmico.

Nossos Objetivos

O evento busca proporcionar novas experiências aos estudantes de engenharia civil, diversificando o conhecimento e promovendo aproximação do mercado através do contato com profissionais dos meios técnico, acadêmico e empresarial. Além disso, a SECiv visa contribuir com excelência para o desenvolvimento e capacitação dos estudantes, consolidando-se como referência em organização e inovação.

Palestras

Assista a diversas palestras abordando os mais variados assuntos sobre a Engenharia Civil

Minicursos

Participe de diversos minicursos oferecidos na Semana da Engenharia Civil

Visitas Técnicas

Participe de visitas técnicas nas maiores empresas do ramo da Engenharia Civil

Agenda do Evento

Inovação

A Semana da Engenharia Civil da UFSCar ocorre todos os anos, sempre buscando inovar no conteúdo de sua programação. Assim, a comissão organizadora trabalha com o intuito de trazer temas relacionados à Engenharia Civil abordados em palestras e mesas redondas, além de minicursos, workshops e visitas técnicas.

Os temas

A décima primeira edição da SECiv ocorrerá no segundo semestre de 2018, e abrangerá grandes áreas como Estruturas, Geotecnia, Construção Civil, Hidráulica e Saneamento, Transportes e Urbanismo, além de temas relacionados ao desenvolvimento pessoal e profissional.

8:00 - 9:00

9:00 - 9:30

Profª Drª Cali Laguna Achon
Professora

Aguarde!

9:30 - 10:00

Em breve!

Em breve!

13:30 - 14:00

14:00 - 15:30

Daniela de Oliveira
Atendimento e prospecção de clientes na Placo do Brasil

Considerado por especialistas como a “evolução do drywall”, a placa ultrawall conta com alta resistência, praticidade, impermeabilidade e possibilidade de implementação de designs atraentes. Nesta palestra, Daniela de Oliveira, representante da Placo – Saint Gobain, líder mundial em soluções construtivas para ambientes internos, mostrará as características, vantagens e benefícios deste produto da construção civil.

15:30 - 16:00

Em breve!

Em breve!

18:30 - 22:00

Camila Postigo dos Santos
Docente no Senac São Carlos

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unesp Bauru, Camila atuou no mercado de construção Civil em São Carlos na área de coordenação de projetos. Atualmente, docente do Senac São Carlos, nos cursos de Design de Interiores, Fotografia, AutoCad e Revit.
No Workshop o aluno vai aprender a navegar pela interface do Revit, criar novos projetos, fazer configurações iniciais, modelagem de uma edificação, criação de vistas e renderização com base em um arquivo template.

8:30 - 10:00

Rosane Bevilaqua
Colaboradora do CBCA

Colaboradora do CBCA, Rosane é engenheira civil formada pela Universidade Federal de Santa Maria e mestre em estruturas metálicas pela Universidade Federal de Minas Gerais com MBA em Gerenciamento de Empreendimentos pela FGV / PROMINP. Atua no mercado de estruturas metálicas desde 2005, com atividades de desenvolvimento de mercado da construção em aço nas áreas de consultoria técnica e coordenação de vendas da Gerdau e coordenação de projetos de estruturas de médio e grande porte em fabricantes de estruturas metálicas como Medabil e Roll-on. Além das atividades de consultoria em estruturas metálicas, atua também como docente em diversos cursos e palestras com ênfase no uso do aço no CBCA e na ABCEM.

10:00 - 10:30

13:30 - 14:00

Fernando Lente de Andrade
Cosultor na Tecnoperfil

Utilizados como acabamentos em revestimentos cerâmicos, os diversos perfis de PVC promovem uma substancial diferenciação, sendo pouco conhecidos no mercado e com instalação passível de improvisações. Nesse caso, serão abordados diferentes tipos de soluções para a valorização dos materiais que diferem os acabamentos tradicionais dos atualmente disponíveis e pouco conhecidos, passando por casos práticos em que a aplicação garantiu sucesso no empreendimento.

15:30 - 16:00

16:00 - 18:00

Em breve!

Em breve!

18:30 - 22:00

Camila Postigo dos Santos
Docente no Senac São Carlos

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unesp Bauru, Camila atuou no mercado de construção Civil em São Carlos na área de coordenação de projetos. Atualmente, docente do Senac São Carlos, nos cursos de Design de Interiores, Fotografia, AutoCad e Revit.
No Workshop o aluno vai aprender a navegar pela interface do Revit, criar novos projetos, fazer configurações iniciais, modelagem de uma edificação, criação de vistas e renderização com base em um arquivo template.

8:00 - 8:30

Davi Fagundes Leal
Professor em Engenharia de Estruturas no Instituto Federal Fluminense

Ministrada pelo Engenheiro Davi Fagundes Leal, a palestra terá como objetivo apresentar os conceitos básicos sobre projeto de edifícios de múltiplos andares em estruturas mistas de aço e concreto, tomando como referência algumas obras de grande porte já realizadas no Brasil. Além do currículo apresentado, o palestrante trabalhou como Engenheiro Calculista na CODEME Engenharia S.A. e com gestão de projetos no Grupo CCR / Engelog.

10:00 - 10:30

Em breve!

Em breve!

13:30 - 14:00

Paulo Mantey
Departamento de Planejamento Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo

Paulo Mantey irá ministrar a palestra ''Quota Ambiental: Um novo instrumento urbano-ambiental``.
A nova lei de parcelamento, uso e ocupação do solo do município de São Paulo estabeleceu como parâmetros para o licenciamento de edificações não apenas aqueles tradicionais, mas também um absolutamente inédito. Trata-se da Quota Ambiental (QA) corresponde à uma avaliação do desempenho ambiental do lote. Para novas edificações é exigido um valor mínimo dessa quota, valor esse que varia de acordo com a localização do lote e a área do terreno. Além do mais, a legislação referente à QA prevê incentivos urbanísticos. A palestra irá abordar o conceito desse novo parâmetro, sua justificativa de criação e exemplos de aplicação.

15:30 - 16:00

Em breve!

Em breve!

Aimée Ramos
Employer Branding Specialist

No workshop será trabalhado duas etapas comuns a vários processos seletivos: a dinâmica e apresentação pessoal para entrevista.

8:00 - 8:30

8:30 - 10:00

Ricardo Molto Pereira
Consultor e projetista

Sobre o tema, o palestrante Ricardo Molto Pereira diz: “Em Alagados Construídos tenho experiência desde 2003 quando comecei IC ainda na graduação com bolsa FAPESP, depois no mestrado com bolsa CAPES e no doutorado, sempre com pesquisa. De 2007 até hoje presto consultoria e desenvolvo projetos em saneamento dentre estes projetos já trabalhamos com Alagados para drenagem e ETE sanitária”.
Ricardo possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado em Agronomia (Irrigacao e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Entre 2008-2018 foi diretor de desenvolvimento de projetos - INOVATEC Saneamento e Meio Ambiente Ltda. Atualmente atua como consultor e projetista autônomo e é professor assistente da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação onde coordena os cursos de graduação em Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, além do curso de Pós-Graduação em Saneamento e Meio Ambiente na UNILINS e cursos de capacitação na área de engenharia. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em estudo de técnicas de tratamento de esgoto em wetlands, atuando principalmente nos seguintes temas: alagados construídos, wetlands, taboa, typha sp e lodo.

10:00 - 10:30

10:30 - 12:00

Venha prestigiar os melhores trabalhos de Iniciação Científica do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar!

13:30 - 14:00

Jonatan Silva e Flávia Padoam
Trimble

Nesta palestra você conhecerá soluções de ponta a ponta para construção, desde o trabalho em escritório no desenvolvimento de projetos, com nossas soluções BIM para modelagem, até a implementação em obra, com a utilização de Realidade Mista para visualização de projetos através do HoloLens da Microsoft.
Ambos são funcionários da Trimble, empresa americana de tecnologia presente em indústrias de Agricultura, Geoespacial, de Transporte e Logística, Construção Pesada e Edificações.

15:30 - 16:00

16:00 - 18:00

Luiz Henrique Ferreira
Diretor da Inovatech Engenharia

Diretor da Inovatech Engenharia, que possui sua sede em São Paulo, desde 2005 e engenheiro civil formado pela USP, Luiz Henrique Ferreira também possui especialização em Estratégias para Negócios Sustentáveis em uma das universidades mais renomadas do mundo, o Massachusetts Institute of Technology (MIT/EUA). Luiz Henrique abordará a trajetória de um engenheiro civil em um período de crise no setor da construção e irá relatar sobre a carreira inicial de um engenheiro de construções pesadas. Além disso, o palestrante irá discorrer sobre sua visão sobre sustentabilidade e as oportunidades que ele enxerga no setor da construção civil nos dias de hoje para engenheiros recém-formados.

Inscreva-se na Semana da Engenharia Civil e participe de mesas redondas, minicursos, visitas técnicas e palestras incríveis.

 

Processo seletivo

Tem interesse em participar da nossa equipe? Saiba todos os detalhes sobre o nosso processo seletivo

Fale conosco!

Tem alguma dúvida, pergunta ou sugestão? Entre em contato conosco e retornaremos o mais rápido possível!

Patrocinadores

Apoiadores